O Instituto Nacional de Estatística (INE) já publicou os dados relativos ao desempenho do setor imobiliário durante o segundo trimestre do ano. Segundo os especialistas, não sinais para alarme, pois tanto os níveis de crescimento como os preços evoluíram em consonância com os trimestres e os anos anteriores.

O mercado imobiliário manteve o ritmo tanto no que respeita ao volume de transações como ao valor global, sendo que a variação em relação ao trimestre anterior foi de 0,1% e de 2,5%, respetivamente.

No segundo trimestre do ano, foram efetuadas mais de 43 mil transações imobiliárias, o que se traduziu num valor global de mais de 8 mil milhões de euros.

O que traduzem estes números?

Crescimento e estabilidade, visto que, em termos homólogos, tanto o volume de transações (+4,5%) como o valor global (+19,5%) cresceu e, pelo quinto trimestre consecutivo, o número de negócios fechados ronda os 43 mil e, nos três últimos trimestres, o valor global ultrapassou os 8 mil milhões de euros.

Além disso, conforme já é tendência há algum tempo, o preço das casas subiu (+ 3,1% em relação ao trimestre anterior e +13,2% relativamente ao mesmo período de 2021).