FacebookPixel

CONSELHOS — compre, venda ou invista sem receios

A atualidade económica obriga-nos a fazer contas à vida, ou seja, a definir prioridades, a ponderar os gastos e a tomar decisões mais conscientes, mas não necessariamente a mudar planos, como a compra ou venda de casa, ou o investimento no ramo imobiliário.
10 nov 2022 min de leitura
A atualidade económica obriga-nos a fazer contas à vida, ou seja, a definir prioridades, a ponderar os gastos e a tomar decisões mais conscientes, mas não necessariamente a mudar planos, como a compra ou venda de casa, ou o investimento no ramo imobiliário.

É verdade que a escalada da inflação e a subida das taxas de juro diretoras pelo Banco Central Europeu (BCE) e, por consequência, do custo do crédito habitação, diminuiu o orçamento disponível para quem quer comprar casa.

Mas há boas notícias, desde que esteja atento à evolução do mercado imobiliário e financeiro ou peça ajuda especializada, nãorisco em comprar casa para habitação própria e o momento é bom para investir e vender imóveis.

A Spatio explica!

VENDER

Não se espera um aumento significativo do preço das casas nas grandes cidades, mas é possível que haja um reajuste nos preços em zonas com menos procura.

Por isso, sim, é um bom momento para vender!

Quer acrescentar valor à casa? Faça as remodelações necessárias, antes de a colocar à venda. O lucro resultante da diferença entre o custo de compra do imóvel e das obras e o preço de venda pode ser interessante.

Além disso, uma casa renovada, pronta a habitar, facilita a vida ao futuro proprietário, ou seja, é mais atrativa.

INVESTIR

Tem interesse em fazer render o seu dinheiro através do investimento no setor imobiliário? Tenha em conta o investimento inicial e os custos com obras, condomínio e impostos, mas saiba que a rentabilidade bruta de uma casa arrendada atingiu os 5,9% no terceiro trimestre deste ano, mais 0,2% face ao mesmo período homólogo.

COMPRAR

É tempo de transformar a compra de casa num processo mais racional e menos emocional, ou seja, de prestar atenção a aspetos menosprezados (como o custo da mensalidade, dos impostos e do condomínio) e pôr em segundo plano a satisfação de todas as necessidades familiares, ou mesmo pequenos luxos (como a localização, as áreas interiores e exteriores).

Este racionalismo da compra implica também a avaliação do potencial da casa para perceber quanto pode ganhar se quiser vender futuramente.

Quer comprar ou vender uma casa, ou investir no ramo imobiliário? Podemos ajudar!

 
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.