FacebookPixel

Mercado Imobiliário — procura ainda supera a oferta

O mercado imobiliário atravessa uma fase dinâmica, marcada por alguma incerteza, devido ao contexto macroeconómico, mas não há motivo para o preço dos imóveis residenciais baixar.
16 mai 2023 min de leitura
O mercado imobiliário atravessa uma fase dinâmica, marcada por alguma incerteza, devido ao contexto macroeconómico, mas nãomotivo para o preço dos imóveis residenciais baixar.

A crise no setor da habitação, agravada pela inflação e pela subida da Euribor (taxa de juro de referência para o crédito habitação), deve-se principalmente à falta de casas para comprar e para arrendar.

O mercado imobiliário não consegue responder às necessidades dos consumidores, ou seja, a procura supera a oferta e, por consequência, os preços não baixaram.

Perante este cenário, o que podemos esperar nos próximos meses? 

Segundo os especialistas, após anos de “sobreaquecimento” e do “boom” registado no período pós-pandemia, o mercado imobiliário deve estabilizar.

Apesar dos constrangimentos provocados pela constante subida da Euribor, que obrigam o consumidor a fazer reajustes e aumentam o tempo de permanência dos imóveis no mercado, a procura de casa mantém-se em alta.

Por isso, nos próximos meses, o custo da habitação (nova e usada) deve estabilizar ou pode subir, mais lentamente, porque não existem casas suficientes no mercado.

 
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.