FacebookPixel

OE 2022 - Novas regras na atribuição de benefícios fiscais a imóveis reabilitados

A proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2022 prevê alterações no que respeita aos benefícios fiscais atribuídos a bens imóveis, objetos de reabilitação com mais de 30 anos ou localizados em áreas de reabilitação urbana (ARU). A isenção de Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) vai exigir...
19 out 2021 min de leitura
Até ao momento, os proprietários deste tipo de imóveis beneficiavam de:

1. Isenção de IMI durante 3 anos a contar com o ano da conclusão das obras (a isenção podia prolongar-se por mais 5 anos tratando-se de um imóvel para habitação própria e permanente ou para arrendamento permanente).

2. Isenção de IMT quando o imóvel fosse adquirido para fins de reabilitação (desde que as obras começassem até 3 anos após a aquisição).

3. Redução das devidas taxas conforme o estado de conservação do imóvel.

4. Isenção de IMT na primeira transmissão, após a concluída a reabilitação do imóvel, desde que afeto a habitação própria e permanente, arrendamento permanente ou se localizado em ARU.

O QUE MUDA?

A 4.ª isenção fica sem efeito quando:

1. Ao imóvel “for dado destino diferente daquele em que assentou o benefício, no prazo de seis anos a contar da data da transmissão”;.

 2. Os imóveis “não forem afetos a habitação própria e permanente no prazo de seis meses a contar da data da transmissão”.

 3. Os imóveis não forem objeto da celebração de um contrato de arrendamento para habitação permanente no prazo de um ano a contar da data da transmissão”.

Nestes casos, o proprietário deve solicitar à Autoridade Tributária Aduaneira “a liquidação do respetivo imposto, no prazo de 30 dias, através de declaração de modelo oficial”.

 
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
  • Porto — preço das casas por freguesia 09 fev 2023
    Porto — preço das casas por freguesia
    O Instituto Nacional de Estatística (INE) já divulgou os números relativos à evolução do mercado residencial português durante o terceiro trimestre de 2022. Segundo o INE, entre...
  • Aqui nasceu Portugal 19 mai 2022
    Aqui nasceu Portugal
    Já tem planos para o fim de semana? Recorda-se que quarta-feira se assinala o Dia Mundial da Criança? Que tal dedicar o sábado ou o domingo aos miúdos e visitar a cidade onde...
  • Arrumar os livros 04 mai 2022
    Arrumar os livros
    Livros, livros e mais livros! Todos os apaixonados por literatura sabem o quão difícil é resistir a comprar mais um livro, quer seja para completar uma coleção ou para ter o...
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome  
   
Contacto
 
Mensagem  
 
Código
 
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.